Como sempre dizemos, não é pra acontecer, mas pode ocorrer de sua empresa ficar sem recursos para pagar as contas. Isso poderá ser em decorrência de um atraso de seus clientes, pode ser uma compra de material com preço atrativo a vista que zerou seu caixa, pode ser necessidade de comprar algo urgente e zerar seu caixa. São várias as situações em que sua empresa pode necessitar de recursos de urgência para suprir o seu Caixa.
Chegando a hora de pagar o décimo terceiro salário e as vezes fica um pouco mais apertado ainda conseguir equilibrar as contas no final do ano.
Quando acabam os recursos em caixa, uma solução é buscar empréstimos junto aos sócios, bancos, instituições de crédito. Nesta hora é necessário muita atenção, pois como dizemos “o dinheiro é o bem mais caro atualmente”. O dinheiro é caro porque custa muito caro emprestar dinheiro, os juros geralmente são altos e você precisa analisar com muito cuidado quando sua empresa vai pagar por este dinheiro emprestado. E também necessita avaliar com muito cuidado se sua empresa terá condições de pagar mensalmente por este empréstimo.
A Teocon tem investido em parceirias/contatos com gerentes de bancos que podem lhe ajudar a avaliar uma melhor taxa de juros, e alguma linha de crédito que melhor atenda a sua necessidade.
Neste momento,o SICREDI está com uma linha de crédito com o propósito de suprir caixa para pagametno do 13º salário, mas não necessariamente só para este fim, podendo ser utilizado para outros fins. Vale a pena consultar, caso sua empresa esteja com esta necessidade.
Fizemos uma simulação para você ter uma ideia de quanto pagaria de juros nesta linha de crédito.
Capital de giro 13°salário com taxas a partir de 0,8%+CDI ou com taxa fixa de 1.89%a.m.
Exemplo para crédito de 10 mil (incluso encargos e seguro da operação) você pagará 12 parcelas de 963,24. ou seja, 1558,88 de juros em 12 meses.
Mas não se esqueça que você é o administrador da sua empresa. E como administrador cabe a você analisar muito bem as propostas antes de tomar uma decisão. Então, avalie, entenda, calcule e aí tome a decisão.