Não é pra acontecer, mas pode ocorrer de sua empresa ficar sem recursos para pagar as contas. Isso poderá ser em decorrência de um atraso de seus clientes, pode ser uma compra de material com preço atrativo a vista que zerou seu caixa, pode ser necessidade de comprar algo urgente e zerar seu caixa. São várias as situações em que sua empresa pode necessitar de recursos de urgência para suprir o seu Caixa.
Como já disse NÃO É PRA ACONTECER, ou seja, o normal é que você invista na sua empresa um capital inicial suficiente para ela se manter até que inicie a movimentação, e assim que a empresa iniciar a movimentação (vender/produzir/prestar serviços), os recursos destas movimentações devem ser suficientes para manter a empresa e gerar lucros aos sócios/empresários.
Mas como nem tudo na vida acontece como planejamos, pode ocorrer imprevistos e sua empresa não ter recursos para pagar as contas. Aí a única solução é buscar empréstimos junto aos sócios, bancos, instituições de crédito. Nesta hora é necessário muita atenção, pois como dizemos “o dinheiro é o bem mais caro atualmente”. O dinheiro é caro porque custa muito caro emprestar dinheiro, os juros geralmente são altos e você precisa analisar com muito cuidado quando sua empresa vai pagar por este dinheiro emprestado. E também necessita avaliar com muito cuidado se sua empresa terá condições de pagar mensalmente por este empréstimo.
Nós temos para te indicar alguns contatos com gerentes de bancos que podem lhe ajudar a avaliar uma melhor taxa de juros, e alguma linha de crédito que melhor atenda a sua necessidade. Necessitando solicite-nos.
Neste momento, por exemplo, a CEF está com duas linhas de crédito disponíveis, sendo o GIROCAIXA FGI e o PRONAMPE. Vale a pena consultar, caso sua empresa esteja com esta necessidade.
Mas não se esqueça que você é o administrador da sua empresa. E como administrador cabe a você analisar muito bem as propostas antes de tomar uma decisão. Então, avalie, entenda, calcule e aí tome a decisão.